Minha Vida em Cordel (Raí Alves de Souza)



MINHA VIDA EM CORDEL
(Raí Alves de Souza)

Eu era um pequeno menino
Gostava de fuliar na casa do Firmino
Nós tínhamos uma vizinha
Que se chamava Rafinha

Eu e meus irmãos
Éramos seis meninos do buchão
Gostávamos de usar calção
E jogar pedra de badogue nos gaviões

O tempo começou a andar
Foi chegando o tempo de estudar
Nós éramos muito danados
E meus pais começaram  a se preocupar

Nós não tínhamos transporte para trabalhar
Nem mesmo uma bicicleta
Para meu pai andar
E nos levar para estudar

 A escola era numa fazenda
Muito longe de casa
Eu não tinha transporte, chegava suado na escola
E os coleguinhas começavam a me zuar

Passei três anos nesta escola
Não estudava
Não gostava de jogar bola
Meus pais se mudaram para uma vila chamada Santa Fé
Gostei muito de lá
E passei a me esforçar

Fui mudando de série
Fui gostando de estudar
Uma coisa que não gostava
Era fazer trabalho para apresentar

 Com tudo isto
Passei a reprovar
Gostava de estudar
Só não gostava de bafafá

Meus pais se agradaram
Quiseram até se mudar
Isto me atrapalhou
E comecei a desanimar

Muda pra lá
Muda pra cá
Tudo foi piorando
Comecei a vagabundar

O tempo passou
Vim parar em Marabá
Meus pais me colocaram para estudar
E me aconselharam para eu prestar

Comecei a estudar
Parei de vagabundar
Coloquei meus planos em mente
E pensei em virar gente

Estudando em escola pública
Os professores quase não iam
Ao chegar na escola
Só se encontrava o vigia
Fui completando dezoito anos
Vi que ali não ia se cumprir meus planos
Comecei a pensar
E disse: de escola vou me mudar!

Terminei o fundamental
Já tinha feito dois anos do médio
Ainda sem aprender nada
Vi que ali não tinha graça

Então coloquei a cabeça no lugar
E comecei a pensar
Esse ano vou me mudar
Vou estudar no particular

Encontrei a Escola Líria Luz
Foi ali que mudei minha mente
E pensei: Para ter futuro, é preciso ter um bom presente!

 Hoje conheci novas pessoas
Passei a ter uma vida boa
Procurei um lugar pra me mudar
Só preciso parar de estudar

Conversei com os professores
Para  eles me adiantarem
Porque quero me mudar
E começar a trabalhar

O lugar que queria ir
Chama-se Goiânia
Lá vou trabalhar
E um dia me casar

Esta é minha vida em cordel
Sabor amargo depois vem o mel
Um dia todos saberão
O quanto é bom ser fiel

Vou parar por aqui
Tá na hora de viajar
Mas para frente voltarei
Para matar a saudade deste lugar

Agradeço a Escola Líria Luz
Com a ajuda de todos
Passei a pensar diferente
E por isto, vou deixar, mais um versinho para vocês

Para você que está lendo eu vou te contar
Eu sempre gostei de estudar
Mas tem duas coisas que não gosto
Chama-se Inglês e trabalho para apresentar

É isto que eu tenho pra falar
Daqui a alguns anos
Saberão do meu paradeiro
Um dia eu serei rico, dono de grandes empresas
E terei orgulho de dizer:
“O futuro de um jovem está na grandeza de seus sonhos”.

* Raí Alves de Souza é aluno do Centro Educacional Líria Luz, turma A - Educação de Jovens e Adultos em Nível de Ensino Médio - Projeto Cultura Nordestina - professora coordenadora Glécia da Silva Sousa




           







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AVALIAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I BIMESTRE

ENSINAR A GRAMÁTICA (MORFOLOGIA), A PARTIR DE TEXTOS POÉTICOS

ATO DE CRIAÇÃO DA ESCOLA